Evento: 11º Tocayo no Rio de Janeiro!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Recebemos o convite da nossa amiga fotógrafa Fernanda Chemale, para a projeção de seu ensaio "Tempo de Rock e Luz", que acontecerá dentro da programação da 11ª edição do Tocayo no Parque Lage – Rio de Janeiro no dia 07 de junho. Serão mais de 30 artistas das mais diversas áreas inclusive Fotógrafos como nossa amiga Fernanda! Parabéns e sucesso!

O Evento

Quatro artistas em busca de um espaço para expor seus trabalhos de forma despretensiosa. Assim surgiu a primeira edição do Tocayo, em setembro de 2004, no Clube Campestre. A idéia conquistou o público e novos talentos, que demonstraram interesse em apresentar seus trabalhos. Cerca de 100 artistas já participaram da Mostra, que tem como principal desafio deslocar o ambiente tradicional de exposições para um lugar mais descontraído e singular, onde o foco é a interação das obras – e seus criadores – com o público. Em dez edições, o Tocayo firmou-se como um espaço para vivenciar a arte.
Marco Antônio Santos, Marcio Insensee, Maria Kiki Simonsen, Lucas Zappa, Diogo Russo e Fabríco Sacramento, idealizadores do projeto, assinam a curadoria em parceria com Pedro França, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). A produção fica a cargo dos empresários Bernardo Carvalho e Sergio Linderman.
A edição atual terá cinco exposições (Expo Escola de Artes Visuais, Pedro David, Bota a Cara Interferência, Mateu Velasco e Artur Kjá), treze painéis (Pedro Kuperman, João Tevez, Rodrigo Calixto, Meton Joffily entre outros), cinco vídeo-artes (Alice Miceli, Luciano Cian e Cao Guimarães), seis projeções de fotos (Pedro Curi, Fernanda Chemale, David Santo Jr, Lucia Guanaes, Michel de Souza e Bruno Rebouças), exibição de curtas e shows das bandas Binário, dos Cafundós e Gabriel Santiago.

Para mais informações: www.tocayo.com.br




Sai os Vencedores do 9º GP Ayrton Senna de Jornalismo.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Foi divulgado ontem (04/06/2008) no Autitório do Ibirapuera em São Paulo os vencedores da 9ª edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. A festa foi apresentada pelo jornalista Chico Pinheiro e diversos convidados especiais. Este ano o tema foi "Educação para o Desenvolvimento Humano". Segundo o Instituto Ayrton Senna "O novo enfoque tem o objetivo de disseminar nas redações o conceito de que a Educação de qualidade repercute em todas as áreas-chave para o crescimento e bem estar de um país - da economia e política à saúde e renda - e estimular a criação de mais espaço para uma cobertura ampla do tema." O GP premiou 5 categorias – Revista, TV, rádio, jornal e fotojornalismo. Os trabalhos deveriam ter sido publicados entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de dezembro de 2007. Foram distribuídos R$ 100 mil em prêmios.

Ainda segundo o Instituto Ayrton Senna "As inscrições apresentaram uma grande diversidade regional... Trabalhos de veículos de circulação nacional e regional, grandes e pequenos disputam o Prêmio, demonstrando que a Educação tornou-se pauta obrigatória da mídia. Na seleção dos finalistas, foram priorizados os trabalhos que deram visibilidade a diferentes aspectos da educação a ponto de transformarem realidades, provocarem e levarem à adoção de políticas públicas."

Na primeira fase de seleção foram escolhidas 15 matérias de cada categoria. Após esta fase os jurados escolheram 5 finalistas. Diz ainda "Na seleção dos finalistas, foram priorizados os trabalhos que deram visibilidade a diferentes aspectos da educação a ponto de transformarem realidades, provocarem e levarem à adoção de políticas públicas. Nesta última fase, expoentes do jornalismo e especialistas em educação elegeram, por voto secreto, os vencedores de cada categoria."

Os finalistas da categoria fotojornalismo foram:

Alexandre Franklin Pazuello
Foto: São Gabriel, a terra onde vivem os Ancestrais.
Veículo: Amazonas em Tempo (AM)

Gustavo de Azeredo
Foto: Veio antes do diploma
Veículo: Extra (RJ)

Hans von Manteuffel
Foto: Charrete da Leitura
Veículo: O Globo (sucursal PE)

Márcia Foletto
Foto: Dentro do Ciep
Veículo: O Globo (RJ)

Teresa Maia
Foto: Inclusão Digital
Veículo: Diário de Pernambuco (PE)

E o escolhido foi o grande fotojornalista amazonense Alexandre Franklin Pazuello, venceu o prêmio nesta categoria!
Nós do Busca do Olhar gostaríamos de parabenizá-lo pelo grande trabalho neste estado tão fantástico! E que venham vários outros para sua brilhante carreira!

Fonte: www.senna.globo.com/ institutoayrtonsenna

Abraços Fraternais

Giba.JR

Exposição Fotográfica: "Simplesmente, Cuba!"

terça-feira, 3 de junho de 2008




Amigos

No intuito de sempre trazer a vocês informações sobre a arte fotográfica recebemos o convite para a divulgação da Exposição Fotográfica “Simplesmente, Cuba”, com fotos produzidas pelos fotógrafos Marcelo Portella e Marcos Malugani. Abaixo segue o convite a todos:

“Imagens & Aventuras Escola de Fotografia & Expedições Fotográficas apresenta a Exposição: Simplesmente, Cuba!

A Mostra Fotográfica traz imagens das diferentes faces do cotidiano cubano, sob a ótica dos fotógrafos Marcelo Portella e Marcos Malugani.

Ambos viajaram atraídos pelo desejo de desvendar este país mergulhado em uma irreversível transformação política, onde, ao mesmo tempo em que seu povo enaltece seus heróis e se orgulha das conquistas da revolução, anseia por mudanças que, definitivamente, possam integrá-los ao resto do mundo.

Percorreram mais de 1.600km durante 17 dias. E, nessa ilha cercada de mitos e histórias, encontraram uma multiplicidade de informações, cores, contrastes e sensações que Cuba traz a cada esquina. Registraram o dia-a-dia do seu povo, sua musicalidade, suas crenças, seus carros antigos, seus costumes e seu preservado conjunto arquitetônico, numa verdadeira e fascinante viagem no tempo!

Marcelo Portella é carioca e fotógrafo profissional com destacados trabalhos na Ásia, Leste Europeu e América Latina. É também, Professor da Escola, ministrando Cursos, Workshops e Expedições na Imagens & Aventuras.

Marcos Malugani, formado pela Escola Imagens & Aventuras, é uruguaio e reside no Rio de Janeiro há mais de 30 anos. Empresário, é um dos novos fotógrafos revelados nestes últimos anos.”

*******************************************************

Inauguração: 05 de Junho às 19:00h // Término: 26 de Julho
Horário de funcionamento: seg. a sexta - de 9h às 22h e sáb - de 9h às 16h
Local: Imagens & Aventuras Escola de Fotografia
Telefone: (21) 2494.5250
Av. das Américas, 500 bloco 4 loja 106 - Barra da Tijuca – RJ
http://www.imagenseaventuras.com.br/

Entrevista com Ayrton Camargo - O mestre da Fotografia Imersiva em 360º

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Pensando sempre na melhoria do blog, para este mês de junho conseguimos nossa primeira entrevista e já com um dos maiores especialistas em Fotografia Panorâmica Imersiva em 360º do Brasil!
O sempre gentil Ayrton Camargo, este carioca com mais de 30 anos de experiência (inclusive internacionalmente), nos concedeu uma entrevista onde nos mostra de onde vem tanta competência!!! De uma forma bem humorada (mas não menos polêmica), nos atendeu prontamente o pedido para esta "conversa". E isso nos mostra o seu compromisso e seriedade deste grande fotógrafo. Acredito que depois desta entrevista e da visita ao site do nosso amigo AYRTON, muitos de nós começaremos a ver que a fotografia realmente não há limites!!! Basta estudo, criatividade e claro muita competência!

1. (Busca do Olhar) Quando começou a se interessar pela Fotografia? Como foi crescendo esse interesse?
(Ayrton Camargo): Aos 14 anos ganhei um concurso de boliche na escola e com o prêmio veio uma câmera fotográfica que usava filme 126. Eu a tenho guardada até hoje. Daquele dia em diante nunca mais parei. Eu vivo, respiro e sonho fotografando. Viajar, passear, observar, e até participar de qualquer coisa para mim, está intimamente ligado à fotografar e documentar o que eu vi, pelo meu olhar. De que adiantaria viajar a um lugar paradisíaco se ao voltar eu não pudesse manter minha visão para compartilhar com outros e até comigo mesmo, seu eu não fotografar? Parece louco, mas é como me sinto com a foto. Um total voyeur do mundo ao meu redor, e em 360º :-)

2. (BO) O que sente saudades da época do filme?
(AC) O "respeito" pelo profissional. Era necessário acreditar e ter confiança que aquele profissional escolhido traria a foto perfeita. Hoje, qualquer um acha que sabe fotografar e basta apertar o botão pra ver numa telinha de plim-plim. Era comum clicar e ESPERAR pelo dia seguinte ou a hora da revelação, confiando que "aquele" FOTÓGRAFO profissional traria com certeza A Foto. Hoje.... todos pedem pra olhar rapidinho "como" ficou. Claro ninguém tem certeza se o carinha que está ali com uma câmera na mão sabe o que está fazendo, e assim todos desejam ser juízes ou críticos da imagem que foi capturada. Lamentável.

3. (BO) Como foi sua "virada" para o digital?
(AC) Normal, e necessária por causa dos Clientes. Na verdade parei de usar filme, totalmente em 2000, mas já mexia com imagem digital desde 1994. A rapidez do processo e a facilidade de manuseio das mesmas aceleram em muito o trabalho profissional, com resultados mais previsíveis, porém não menos estudados e programados.

4. (BO) Sabemos que as câmeras compactas digitais tomaram conta do mercado, hoje todo mundo tem uma "saboneteira" e acha que com isso pode fazer todas as fotos, desde o aniversário de crianças, passando pelo casamento da cunhada até a fotos dos produtos da sua empresa. É claro que há "clientes e CLIENTES", mas isso faz com que o mercado fique meio que "prostituído". Qual sua opinião sobre este movimento?
(AC) Sem comentários, simplesmente lamentável. O tio, o sobrinho, o amigo, até o porteiro... Agora todo mundo se acha fotógrafo. Eu não sei por que essa situação. Nunca vi alguém achar de repente que ERA Médico, ou pintor, ou advogado. Ninguém resolve um dia que a partir de hoje se autodenomina engenheiro e pronto vai começar a pegar uns trabalhinhos aqui e acolá. Imaginem o seu primo dizendo que gostaria de construir a tua casa, porque ele tem muita confiança de que também pode ser um bom engenheiro, e pior ainda, imagine se você diria que tudo bem, vai dar uma oportunidade para ele então construir essa casa. Afinal que mal pode haver, ele é teu primo. Será que deixariam sem medo da casa cair? Ahhhh, mas a foto não vai machucar ninguém se ficar uma droga... Quem sabe, pode magoar muito mais pela falta do bom "documento" ou pela má imagem que passe de uma empresa, ou de um produto. Mas...

5. (BO) O quem tem a dizer àqueles fotógrafos que "prostituem" o mercado fotográfico?
(AC) Morram !!! Com o próprio veneno, que com certeza os atingirão um dia no futuro. Já vi acontecer, e já avisei a alguns fotógrafos que estavam praticando o dumping e anos depois, eu ri deles provando do próprio veneno.

6. (BO) E sua experiência fora do País, o que lhe trouxe de mais importante?
(AC) Muitas coisas, foram muitos anos convivendo com profissionais super-renomados e experientes, que muito me ensinaram. Observei que tudo era fundamentado em muiiito estudo e não em meras sensações de "eu sei fazer isso". Lembro-me que ficava impressionado nos anos 80 já com centenas de premiações no meu currículo, quando morando nos US eu notei que os fotógrafos com quem eu estava lidando, sabiam o porquê das coisas, eles haviam estudado muito mais do que eu e então mergulhei em estudar todo dia. Até hoje !

7. (BO) Quanto aos panoramas em 360°, quando começou esta paixão? E por quê?
(AC) Em 1996 eu vi o primeiro. Era de uma BMW girando. Fiquei louco e previ o potencial daquilo. Se uma foto vale por mil palavras... quantas estão embutidas numa cena totalmente imersiva e interativa? Desde então me dedico a aprimorar o máximo possível. Hoje sou reconhecido internacionalmente e recebo convites das mais variadas empresas do mundo inteiro tanto para ser "avaliador" como testemunhar sobre seus produtos. Assim como sou convidado a participar de todos os eventos mundiais que envolvem panoramas imersivos e também orçamentos pedidos de diversos países, variando da Europa, América do Norte, Ásia, etc...

8. (BO) O Estudo é muito importante para o aperfeiçoamento da arte fotográfica e sei que é um grande "estudante" dos panoramas em 360°. O que tem a dizer sobre os que estão iniciando na fotografia? Pode dar algumas dicas?
(AC) Estudar, praticar, estudar, praticar, errar, estudar, praticar e nunca parar de pesquisar, pois o fim nunca chega e o aprendizado nunca acaba. Ninguém sabe tudo, nem nunca saberá, pois todo dia tem coisa nova. E se ficarmos parados esperando "cair do céu" vamos morrer na praia, por outro lado também, não ajudaremos a avançar com novas pesquisas e novidades.

9. (BO) Sei que têm muitas aventuras em sua bagagem, mas qual foi a que lhe trouxe mais emoção, poderia compartilhar conosco?
(AC) Trabalhar com Jacques Cousteau em expedições fantásticas. Viajei e fotografei com a melhor equipe do mundo em lugares maravilhosos e com experiências inesquecíveis. Só sinto não existir ainda na época a tecnologia imersiva, pois fico aqui imaginando se os lugares por onde passei houvessem sido fotografados em 360º, que show seria :-)

10. (BO) E para finalizar a pergunta que não quer calar: Por que NIKON? (risos)
(AC) Porquê não ? Existe alguma coisa igual? Pelo menos tão boa quanto?
Não conheço nada que já tenha ido a Lua, que tenha ido a tantas guerras e sempre estado na frente das tecnologias disponíveis ao consumidor final.
Meu slogan já diz tudo... agora, visitem meus sites :-)


"It's not WHAT you shoot.
It's the WAY you shoot"

Tel (+ 55 21) 9982-6313



http://ayrton360.com
http://rio.360cities.net
http://vrfolio.com
http://ayrton.com

 
Clicky Web Analytics